PALAVRA DE VIDA

PALAVRA DE VIDA
Contato: (19) 81340118

Quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo?

“Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.” (João 16:7-8)

JESUS, que havia reunido os discípulos, falava do que aconteceria naqueles dias vindouros. A missão que o Pai lhe confiara estava prestes a terminar e era necessário que JESUS voltasse para Aquele que o havia enviado (vs 5).

JESUS enfatiza que o Consolador viria para continuar o plano da redenção do homem, planejado por DEUS. E JESUS destaca que o Espírito Santo convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo (vs 8). E o Espírito Santo de DEUS veio, conforme a palavra de JESUS, e foi derramado em Jerusalém (Atos 2:1-5).

Quem, por mais puro que possa ser, pode convencer o homem do pecado? O pecado está ligado à natureza humana, desde a queda. O pecado ronda, ataca e destrói todo aquele que é seu servo. O homem, além de não admitir seu pecado, faz a vontade da carne. E a concupiscência da carne leva a morte (Tg 1:14-15).

Então há necessidade que uma pessoa (O Espírito Santo de DEUS é uma pessoa) com poder sobrenatural intervenha a favor daqueles que querem, e não conseguem por si só, abandonar o pecado. Ele, Espírito Santo, tem a capacidade de apontar os pecados e libertar o homem para DEUS.

Qual o advogado ou juiz, por mais sábio que seja, pode convencer o homem da justiça? Quantas vezes lemos, ou vemos nos jornais televisivos, a respeito desses profissionais envolvidos em escândalos? E isso já existia nos tempos de JESUS aqui na terra, bastar ler sobre os principais do povo que, praticando injustiças, enganavam as pessoas e queriam matar o SENHOR (Lc 19:47). A injustiça opera no mundo em grande escala. 

Então como convencer o homem da justiça, num mundo injusto? Impossível para o homem, mas possível para DEUS através do Seu Espírito Santo. A justiça de DEUS está entre nós, aqueles que o servem através da aceitação de JESUS. E no tempo certo, o SENHOR dará a resposta para os injustos.

Da mesma forma, como alguém pode convencer uma pessoa, acostumada a ver o pecado e a injustiça operando, do juízo desse mundo que jaz no maligno? (1João 5:19) O homem sozinho não consegue, mas debaixo da autoridade do Espírito Santo é possível.

Amados, temos um poderoso aliado da parte de DEUS: O Seu Espírito Santo. E esse poderoso e invencível Espírito está ao nosso lado nos ouvindo e intercedendo com gemidos inexprimíveis, junto a DEUS.

Que possamos a cada manhã, a cada tarde, a cada noite nos entregar para esse poderoso Espírito. E que a cada minuto, a cada segundo Ele nos renove em JESUS.

O pecado e a injustiça do mundo serão punidos, severamente, pelo juízo de DEUS naquele grande dia. O dia do SENHOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO.